Um sistema de inteligência artificial contratado pela Prefeitura de Porto Alegre identificou 2,6 mil buracos em vias da cidade durante um mês de monitoramento.
O projeto utiliza 30 veículos equipados com câmeras e sensores que registram imagens e informações sobre o estado das ruas em tempo real.
Com o custo de R$ 2,85 milhões por ano, a tecnologia ajuda a priorizar reparos ao classificar as vias em condições de ótimo, bom, ruim ou péssimo estado.
Até agora, 49,57% das vias foram avaliadas, e 26% delas apresentaram problemas graves.
Além de acelerar os reparos, o sistema tem gerado alívio para profissionais como entregadores e motoristas que enfrentam diariamente os desafios causados por buracos e desníveis.
A expectativa é que a iniciativa melhore significativamente a qualidade da infraestrutura viária de Porto Alegre nos próximos anos.