Inauguração do novo binário da Zona Norte: melhoria na mobilidade urbana em Porto Alegre

198
Publicidade

O novo binário da Zona Norte de Porto Alegre entrará em operação nesta sexta-feira, 30 de junho, visando melhorar a mobilidade urbana na região.

O sistema consiste em duas vias paralelas com sentidos únicos e opostos e beneficiará a Avenida Bernardino Silveira Amorim e a Rua José Ferreira Jardim.

Com a sincronização semafórica proporcionada pelo novo binário, o fluxo do transporte coletivo será otimizado.

Publicidade

A principal melhoria esperada é a redução das filas na Avenida Bernardino Silveira Amorim, que atualmente interfere no tráfego da Avenida Assis Brasil, principal acesso da região metropolitana à Zona Norte da capital.

Além disso, o projeto visa proporcionar maior segurança viária, agilizar as viagens, diminuir o congestionamento e garantir maior qualidade no transporte e segurança para as pessoas.

O plano inclui modificações na sinalização semafórica, com a implantação de duas sinaleiras, realocação de uma sinaleira e mudança de sentido em outra.

Foram realizadas também diversas intervenções físicas, como a pintura de novas travessias de pedestres, demarcação de sentido e novo desenho das vias, implantação de tachões, placas e gradis.

A mudança afetará o itinerário de oito linhas de transporte que passam pela região, no sentido bairro-Centro.

Essas linhas seguirão pela Rua José Ferreira Jardim até a Avenida Caldeia, pois deixarão de utilizar a Rua José Alípio da Silva.

A alteração no trânsito também inclui sentido único na Bernardino Silveira Amorim e na Avenida Caldeia, além de inversão de sentido na Rua José Alípio da Silva.

O novo binário da Zona Norte se soma a outros sistemas semelhantes implementados anteriormente em Porto Alegre, como o binário das avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas, que melhorou a eficiência e segurança no deslocamento entre a Zona Sul e o Centro da cidade, e o binário das avenidas João Wallig e Antônio Carlos Berta, na região do Shopping Iguatemi.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui