Impacto das enchentes: passageiros de ônibus em Porto Alegre ainda enfrentam dificuldades

Em Porto Alegre, o transporte coletivo ainda sofre os efeitos das inundações que ocorreram em maio e junho, com seis linhas de ônibus desativadas e terminais de embarque e desembarque aguardando manutenção.

O Terminal São Pedro, no bairro São Geraldo, é um dos mais afetados, com estruturas cobertas de barro e sujeira acumulada, dificultando a vida dos passageiros. A informação foi divulgada pelo “Correio do Povo“.

Alana Almeida, uma auxiliar de serviços gerais de 20 anos, exemplificou a situação ao relatar que, ao esperar o ônibus T8, teve que lidar com o mau cheiro e a sujeira espalhada pela área.

Ela não sabia que o embarque estava ocorrendo em outro ponto devido às condições precárias do terminal.

Além do Terminal São Pedro, outros terminais também enfrentam problemas semelhantes.

As linhas de ônibus fora de operação são:

  • C5 Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento;
  • M21 Corujão Baltazar/Assis Brasil;
  • A60 Alim. Triângulo/Assis Brasil/Fiergs até Fernando Ferrari;
  • 704.2 Humaitá/Ernesto Neugebauer;
  • 705.2 Aeroporto/Ceasa;
  • 705.3 Aeroporto/Ceasa/Fecomércio, que atende os bairros Anchieta, Humaitá e a região do Aeroporto Salgado Filho, sem previsão de retorno.

Apesar disso, a Prefeitura de Porto Alegre informa que 98% da oferta de transporte existente antes da enchente foi restabelecida, com avaliações diárias sendo feitas para normalizar completamente as operações.

A limpeza do Terminal São Pedro, de responsabilidade do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), está programada para começar, com ações que incluem a retirada de resíduos, remoção de areia, raspagem de lodo e lavagem da área, previstas para durar até o fim da semana.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) destacou que a força-tarefa responsável pela limpeza pós-enchente já removeu 91.736 toneladas de resíduos, encaminhados ao aterro de inertes em Gravataí.

Enquanto isso, os usuários podem consultar desvios e alterações de rotas no perfil @prefpoaservicos no Twitter e no aplicativo Cittamobi.

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