Gravataí: Com desmembramento das linhas de ônibus que atendem a região norte, Prefeitura amplia horários ofertados à população

Medida faz parte do Procoletivo, que já garantiu aos gravataienses a tarifa de ônibus mais baixa da Região Metropolitana

850
Foto: Prefeitura de Gravataí
Publicidade

Após garantir a redução da tarifa de ônibus para o valor mais baixo da Região Metropolitana, de R$ 4,80 para R$ 3,75, e implementar o aplicativo Time Bus, que permite que passageiros acompanhem o trajeto das linhas que atendem o município, em tempo real, o Procoletivo segue promovendo melhorias no transporte público da cidade.

A partir desta segunda-feira, 11 de abril de 2022, com o desmembramento das linhas nortes, os bairros Natal, Parque dos Eucaliptos, Bonsucesso, Neópolis e Rosa Maria passam a ser atendidos independentemente. Tal mudança representa o incremento de novos 79 horários – de 23 para 102.

Além destas melhorias, nos últimos meses, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), também desmembrou o sistema sul, que passou a atender os bairros Cohab, Parque Olinda e Vila Rica, de forma individual, e aumentou a frequência das linhas troncais e do Rincão da Madalena, de 12 minutos para 10. Juntas, essas mudanças representam o aumento de 79% dos horários em relação a 2021 – passando de 300 para 539.

Publicidade

De acordo com a Semurb, a Prefeitura seguirá monitorando as demandas da população, com o objetivo de ampliar os horários ofertados, conforme a necessidade dos gravataienses. Além disso, nas próximas etapas, o programa também promoverá melhorias ligadas à qualidade do transporte público, com a aquisição de novos ônibus, implementação de veículos com ar-condicionado, além do aperfeiçoamento geral no sistema.

Resultados positivos

As mudanças promovidas pelo Procoletivo, além de beneficiar a população, também estão impulsionando a retomada do transporte público na cidade, que estava em constante déficit em virtude da pandemia. Tal situação foi evidenciada pelo comitê do programa, composto por diversos representantes da sociedade, em uma reunião conduzida pelo titular da Semurb, Guilherme Ósio, em 16 de março.

Na ocasião, foi destacado que, após a implementação do programa, houve o aumento de 19,68% no número de passageiros pagantes entre janeiro e fevereiro de 2022. Além disso, o programa também está impulsionando a economia do município, desonerando a folha de pagamento de empresas e gerando novos postos de trabalho. Até o momento, 48 novos colaboradores, como motoristas e profissionais da logística e manutenção, foram contratados para atuar no sistema.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui