Frota do transporte coletivo de Pelotas tem Wi-Fi em 100% dos veículos

Segundo o CTCP, Pelotas será o primeiro município do Brasil a oferecer pagamento de passagem com cartão de crédito e débito, disponível em metade dos veículos, e QR Code, além de contar com GPS, câmeras de segurança e reconhecimento facial

2208
Pelotas Internet
Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas
Publicidade

Desde quarta-feira (19/10), Pelotas conta com 100% da frota do transporte coletivo urbano com Wi-Fi disponível aos usuários. A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, nesta quinta-feira (20/10), o sistema de internet móvel, no novo Centro de Controle Operacional (CCO) do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), no Terminal Guanabara. O pagamento da passagem via cartões de débito e crédito, que já está em funcionamento em 50% dos veículos, e QR Code também foi apresentado à gestora municipal.

Pelotas é a primeira cidade do Rio Grande do Sul a contar com Wi-Fi nos coletivos urbanos e, após novembro – previsão para que todos os veículos estejam equipados para receber o pagamento com cartões e QR Code -, será o primeiro município brasileiro com esses dois sistemas junto de GPS, câmeras de segurança (pelo menos três em cada ônibus, o que contribui para a diminuição dos índices criminais) e reconhecimento facial para controle de gratuidades, assegura o CTCP.

“Queremos que os usuários tenham uma experiência de mobilidade que estamos chamando de ‘mobilidade humana’: uma experiência prazerosa, segura e qualificada nos nossos ônibus, ao mesmo tempo em que estão integrados e conectados com a sua vida. Pelotas é uma cidade que considera a mobilidade urbana algo muito importante e criamos um pioneirismo no Brasil com todas essas inovações e tecnologia a serviço dos usuários”, reforçou a prefeita.

Publicidade

Todos os ônibus estão identificados com o símbolo do Wi-fi em placas nas laterais, e o usuário pode utilizar a internet sem fio inserindo um e-mail e criando uma senha no primeiro acesso, após um breve cadastro. Já o pagamento da passagem é feito mediante o registro dos cartões de débito e crédito do cidadão no celular, através da carteira digital de cada aparelho, ou por cartão com a função de aproximação. O débito da tarifa é efetuado no validador dos ônibus. A opção com QR Code estará disponível assim que todos os veículos estiverem equipados com o sistema.

Tais inovações tecnológicas, visando qualidade ao serviço e uma melhor experiência, conforto e praticidade ao usuário, são investimentos feitos pelo Município, pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e pelo Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas. Melhorias no site da Prati, com novo sistema de horários, e no aplicativo Cittamobi, também foram realizadas.

Acompanharam a visita o titular da STT, Flávio Al-Alam, o gerente do Consórcio, Enoc Guimarães, o coordenador de marketing que está auxiliando a empresa, Roberto Sganzerla, e demais profissionais do CTCP, além dos agentes Marcos Storch, Vanessa Lopes e Alessandra Damé, que fazem parte do Departamento de Trânsito da STT.

O novo Centro de Controle Operacional

Nas novas instalações do Centro de Controle Operacional, são acompanhadas todas as operações do transporte coletivo. No espaço, é possível ver onde está cada ônibus, o trajeto percorrido na cidade, se estão dentro do tempo, dentre outras características e detalhes. O segundo andar é dedicado ao CCO e o térreo sedia uma área de convivência para motoristas e demais trabalhadores.

Centro Controle
Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui