A concessionária Ecosul iniciará, a partir de 6 de janeiro, um projeto de reconstrução de três pontes na BR-116, com investimento total de R$ 40 milhões. As intervenções ocorrerão nos arroios Viúva Tereza (km 470), Corrientes (km 490) e Contagem (km 502). As obras, aprovadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), têm caráter emergencial, mas são também preventivas para evitar riscos associados às cheias frequentes no Rio Grande do Sul.
Estudos hidrológicos realizados em 2024 identificaram insuficiências nas estruturas atuais, especialmente após eventos climáticos extremos registrados em 2023 e 2024. A reconstrução das pontes será feita em cinco etapas, incluindo desvios para garantir o fluxo do trânsito, demolição das estruturas antigas, construção das novas pontes com maior capacidade de vazão hidráulica e melhorias na pavimentação e sinalização.
O gerente de engenharia da Ecosul, Miquéias Neuenfeld, destacou que as novas estruturas seguirão normas modernas, proporcionando maior segurança e trafegabilidade, mesmo em condições climáticas adversas. As obras não afetarão as tarifas dos usuários, já que o custo será compensado no contrato de concessão do Polo Rodoviário de Pelotas, vigente até 2026.
A previsão é de conclusão até fevereiro de 2026, garantindo maior resiliência às estruturas e tranquilidade aos motoristas que utilizam a BR-116.
Mais informações no site da Ecosul.