Ecosul implanta novo modelo de sinalização para obras no Polo Rodoviário de Pelotas

A Ecosul, concessionária responsável por administrar 457,3 quilômetros de rodovias na Zona Sul do Estado, iniciou a implementação de um novo modelo de sinalização de obras no Polo Rodoviário de Pelotas.

Essa mudança estreou nas obras de manutenção das juntas de dilatação e do pavimento da ponte sobre o Canal São Gonçalo, na BR-392, um projeto que durará três meses.

A iniciativa visa melhorar a segurança viária e proteger tanto os usuários das rodovias quanto as equipes de trabalho da concessionária.

Segundo Miquéias Neuenfeld, gerente de engenharia da Ecosul, a principal mudança está no aumento do tamanho das placas de sinalização, que agora serão iguais ou maiores que a sinalização da via.

Além disso, os cones pequenos não serão mais usados em obras noturnas, sendo substituídos por lamelas plásticas e supercones, conhecidos como “bolo de noiva”, que são mais visíveis e seguros.

A nova sinalização também inclui uma área maior de bloqueio antes do local efetivo da obra, especialmente em casos de desvio e interrupção do fluxo na pista, aumentando assim a segurança para todos.

A sinalização temporária foi projetada para garantir a segurança viária, advertir os usuários sobre as intervenções, fornecer informações claras e regulamentar a circulação, reduzindo o risco de acidentes e congestionamentos.

O grupo EcoRodovias, do qual a Ecosul faz parte, possui um ecossistema de segurança viária composto por Comitês de Segurança, Comitê de Sinalização, Squads de Inovação em Segurança Viária e Núcleo de Segurança Rodoviária.

Esses grupos trabalham juntos para analisar ocorrências, propor medidas de redução de riscos, estudar melhorias contínuas e disseminar boas práticas de segurança.

A adoção do novo modelo de sinalização de obras reflete o compromisso da Ecosul em aprimorar a segurança viária e proteger tanto os condutores quanto os trabalhadores.

Com foco na agenda ESG, a EcoRodovias assumiu o compromisso de reduzir em 50% os acidentes fatais de trânsito até 2030 e em 50% a taxa de lesões em acidentes não fatais entre os colaboradores.

Durante a última Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, as rodovias administradas pela EcoRodovias apresentaram uma redução de 46% no número de vítimas fatais, 45% em feridos e 37% em acidentes.

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