Nesta sexta-feira, 7 de novembro, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma série de alertas em razão das fortes instabilidades climáticas que atingem o estado. O órgão informou que há condição severa de tempo no Norte, com ventos intensos e possibilidade de granizo, representando risco muito alto de destelhamentos. O aviso é válido até às 19h.
Por volta das 16h54, um novo alerta foi emitido para as mesmas regiões, destacando a presença de ventos e raios, válido até às 19h40. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou a orientação para que a população evite áreas de risco. E, em caso de emergência, acione a Brigada Militar (190). Ou o Corpo de Bombeiros (193).
Às 17h11, o órgão confirmou que um ciclone extratropical está em formação no Rio Grande do Sul, afetando especialmente cidades do Norte e Região Metropolitana. Litoral e Serra, todas em estado de alerta.
Na sequência, a Defesa Civil Estadual, com base em informações do Cemaden, emitiu alerta de risco moderado para deslizamentos pontuais em Caxias do Sul, orientando os moradores sobre sinais de instabilidade no solo e fornecendo link para consulta de áreas de alto risco.
Às 17h59, a equipe informou que o município de Planalto, no norte do estado, registrou as maiores rajadas de vento do dia, com 95 km/h, sem relatos de danos.
Mais tarde, às 18h46, a equipe divulgou um novo alerta para a faixa Leste do RS, devido à intensificação dos ventos associados ao ciclone em formação. O aviso indica risco alto de destelhamentos, com validade até às 9h do dia 8 de novembro.
