Canoas registra queda nos furtos e roubos de veículos para o mês de janeiro

509
Canoas Roubos
Foto: Tony Capellão/Arquivo/Prefeitura de Canoas
Publicidade

O Observatório de Segurança Pública de Canoas divulgou dados da criminalidade no município, que apresenta uma queda nos índices de furto e roubos de veículos no mês de janeiro de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021. O município registra uma redução de 17,2% em relação a furtos de veículos e 22,6% nos dados relativos a roubos de veículos. Assim como aponta redução no roubo a pedestres. O mês de janeiro encerrou com 29,9% de redução em relação ao primeiro mês do ano passado.

No caso dos índices de furto e roubo de veículos, a redução dos números é considerada histórica para o mês de janeiro, desde que os dados começaram a ser computados pelo Observatório, em 2009. Estes são contabilizados de ocorrências da Polícia Civil e da Brigada Militar. Já o roubo a pedestres, é o menor índice desde 2017.

“É preciso garantir segurança aos cidadãos canoenses através da integração com as forças policiais, planejamento, estratégia e inteligência. Nossa Guarda Municipal está trabalhando para proteger a cidade e reduzir a violência. Os números são reflexos do comprometimento e empenho de todos”, ressalta o secretário municipal de Segurança Pública, o delegado Emerson Wendt.

Publicidade

Maiores incidências vão receber reforço da Guarda Municipal

O Observatório também realizou um estudo sobre os locais, dias e horários com maior incidência de furto e roubo de veículos. Em relação ao furto, o bairro Mathias Velho apresenta o maior índice (17%). Já as ruas Mathias Velho e Campinas (8% cada) registraram as maiores concentrações de furtos de veículos, em janeiro de 2022. Na sequência, concentram 13% de furtos os bairros Centro, Guajuviras, Harmonia e Marechal Rondon. Já os roubos se concentram no Bairro Niterói (21%) e as ruas Protásio Alves, Marechal Rondon e Assis Brasil tiveram o maior índice de roubo de veículos (dois casos cada).

Esses dados mais específicos vão subsidiar as ações da Guarda Municipal e também servem de alerta ao cidadão quanto aos riscos. “A partir de uma análise criteriosa dos locais, dias e horários dos delitos, conseguimos agir de forma estratégica, inibindo o crime e deixando os canoenses mais seguros”, comenta Wendt.

Desde janeiro do ano passado, duas novas operações estão em atividade em Canoas: Guarda Municipal Presente, com rondas semanais em diferentes pontos da cidade; e a Operação Amanhecer Seguro, em que a Guarda Municipal permanece em 18 pontos principais de deslocamento dos trabalhadores para inibir, principalmente, o furto e roubo a pedestres.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui