DNIT avança com obras nos lotes 1 e 2 da BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue avançando com as obras dos lotes 1 e 2 da BR-116, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. As intervenções abrangem 38 quilômetros da rodovia, do km 232,5 ao km 271, e já alcançaram 65% de execução. O objetivo é ampliar a via de duas para três faixas por sentido, construir novos viadutos e implantar 22 passarelas. Além disso, serão eliminados os semáforos, reduzindo engarrafamentos e aumentando a segurança dos usuários.

O investimento total é de R$ 925 milhões, viabilizado pelo Governo Federal por meio do Novo PAC. Já foram entregues à população o Complexo Viário da Scharlau, em São Leopoldo, o Complexo Viário de Esteio, as quatro pontes sobre o Rio dos Sinos e as 22 passarelas previstas. As obras em andamento incluem o alargamento dos viadutos do Boqueirão e da Metrovel, em Canoas, e a construção do viaduto Fronteira Oeste, em Porto Alegre. Também estão sendo realizados serviços de pavimentação e iluminação em Novo Hamburgo e Porto Alegre.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Porto Alegre no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Imagem: DNIT

    Também estão sendo implantadas três passagens inferiores, localizadas nos bairros Primavera, Rincão e Marechal Rondon. Os trabalhos envolvem infraestrutura, estaqueamento, execução de pilares e travessas, seguidos pela instalação de vigas, pré-lajes e concretagem das lajes superiores. Após essa etapa, as equipes executarão os serviços finais de asfaltamento e sinalização.

    A BR-116 é a principal rodovia do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do Brasil, conectando o sul do estado ao Porto de Rio Grande e servindo como corredor estratégico entre o Brasil e o Mercosul. Diariamente, cerca de 140 mil veículos trafegam pelo trecho, que também impulsiona o turismo regional. Ele conecta rotas como a Rota Romântica e a Rota dos Vinhos, ligando cidades turísticas como Gramado, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e Garibaldi.

    Deixe um comentário

    Sair da versão mobile