Avenida Tronco é entregue e liberada para trânsito

209
tronco entregue
Foto: Pedro Piegas/PMPA
Publicidade

Foi liberada para o trânsito, na manhã desta terça-feira, 9, a última etapa da obra de duplicação da Avenida Tronco. São três quilômetros dos trechos 1 e 2, da Rua Catão Coelho até a Professor Carvalho de Freitas. Com isso, a avenida soma seis quilômetros de duplicação finalizados e entregues.

O investimento total chega a R$ 122 milhões e inclui ainda drenagem, implantação de corredores de ônibus, ciclovia, sinalização e nova iluminação pública. O prefeito Sebastião Melo esteve no local, acompanhado de secretários.

“Entregamos hoje a última obra da Copa e mais social de todas elas. A mobilidade humana ganha muito com a Avenida Tronco duplicada. Essa é uma ligação importante entre a Zona Sul, a Azenha e a Terceira Perimetral. É um ganho importante para a população da região e de toda a cidade”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Publicidade

As intervenções foram executadas pelas secretarias municipais de Obras e Infraestrutura (Smoi) e de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “Essa é uma obra sonhada pela cidade desde 1959. É uma entrega muito importante para a mobilidade, para o desenvolvimento, para as pessoas que moram naquela região, e é também, uma obra para o futuro da nossa cidade”, ressalta o secretário de Obras e Infraestrutura, André Flores.

Trânsito

O complexo viário da avenida Tronco deve reduzir em 20% o tempo de ligação entre a Zona Sul de Porto Alegre e bairros como Menino Deus e Azenha, além de agilizar o acesso à região central da cidade.

Os agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estarão no local orientando os motoristas nos primeiros dias. Além disso, as equipes de educação para a mobilidade irão abordar motoristas e pedestres com foco na segurança viária.

“A liberação do trânsito nesse trecho é um ganho importante para os motoristas, tendo em vista que se torna uma alternativa mais rápida. Reforçamos ainda que os condutores observem a nova sinalização e que os pedestres atravessem nas faixas de segurança semaforizadas”, destaca o Secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

Ônibus e transporte

A conclusão das obras beneficia cerca de 80 mil passageiros do transporte coletivo. Na rótula da Avenida Tronco passam 48 linhas de ônibus. Saiba mais aqui.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui