Região da Avenida Nilo Peçanha terá alterações de trânsito para nova etapa das obras do Arroio Areia

A Prefeitura de Porto Alegre começa nesta quinta-feira, 17 de março de 2022, uma nova etapa das obras de macrodrenagem A1 e A2 do Arroio Areia. O trânsito de veículos da Avenida Nilo Peçanha e imediações terá alterações. Agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a região para orientar condutores. Em caso de chuva, a alteração no trânsito poderá ser transferida.

Nesta fase, a via será asfaltada no sentido Centro e será feita a ligação da obra de macrodrenagem entre as avenidas Nilo Peçanha e Teixeira Mendes. Também será executado no local um poço de visitas e serão implantadas galerias de concreto. “A rede de galerias implantadas na Nilo estão começando a curva em direção à Teixeira Mendes. A última galeria desta rede está junto ao canteiro central e será executada a travessia da pista sentido Bairro e mais um pequeno trecho na Teixeira Mendes, com aproximadamente 20 metros”, explica o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia. A previsão da empresa executora da obra é que ocorra a liberação da Nilo Peçanha até o final de abril.

Confira as mudanças no trânsito:

  • Liberação para o trânsito de veículos da pista sentido Centro da Avenida Nilo Peçanha no trecho entre a Avenida Teixeira Mendes e a Rua José Antônio Aranha;
  • Bloqueio da pista sentido Bairro da Nilo Peçanha junto à esquina com a Teixeira Mendes;
  • Desvio do fluxo de veículos da pista sentido Bairro da Nilo Peçanha para a pista contrária (sentido Centro) que passará a ter duplo sentido de circulação, junto à esquina com a Teixeira Mendes;
  • Reativação das sinaleiras para pedestres existentes na pista sentido Centro da Nilo Peçanha junto às esquinas com a Teixeira Mendes e a Rua José Antônio Aranha.

Obras do Arroio Areia

O grande objetivo das 26 obras de macrodrenagem do Arroio Areia é amenizar alagamentos históricos e acúmulos de água em 14 bairros das zonas Leste, Norte e Noroeste: Bom Jesus, Três Figueiras, Chácara das Pedras, Vila Jardim, Jardim Europa, Boa Vista, Vila Ipiranga, Higienópolis, São João, Passo D’Areia, Cristo Redentor, Santa Maria Goretti, Jardim São Pedro e limite com Anchieta. No total, serão investidos cerca de R$ 108 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com R$ 1,3 milhão de contrapartida da Prefeitura.

Do conjunto de intervenções, sete obras já estão terminadas: obras lineares I1, na Avenida Sertório; I2, na Avenida Carneiro da Fontoura; C1 e C2, na Rua Anita Garibaldi; F1, na Avenida Plínio Brasil Milano; e os reservatórios R2, na Praça Francisco Guerra Blessmann; e R9, na Praça Fortunato Pimentel. Estão em execução o reservatório R1, na Praça Lopes Trovão; e as obras lineares D5, na Rua Gaston Englert; e A1 e A2, na Avenida Nilo Peçanha.

Deixe um comentário