Em fase de testes, Avenida Borges de Medeiros terá trânsito de táxis e lotação no cruzamento com a Rua dos Andradas

147
Velocidade Borges
Foto: César Lopes/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

A partir desta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, entrará em teste a abertura ao tráfego da Avenida Borges de Medeiros ao longo de todo o dia, no trecho que começa na Avenida Salgado Filho, passa pelo cruzamento com a Rua dos Andradas (Esquina Democrática) e vai até a Rua José Montaury. Nesse período inicial, a permissão é somente para táxis e lotações.

O secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, esclarece que a iniciativa é um teste, decorrente de reivindicações de entidades ligadas ao comércio e serviços. “Chegou até a prefeitura o pedido de que as ruas do Centro Histórico voltem a permitir a convivência entre carros e pedestres, privilegiando os últimos, mas sem excluir os primeiros. Estamos fazendo, dessa forma, uma experiência dentro da concepção de tráfego compartilhado, em que o carro é o responsável pela segurança do pedestre”, afirma.

Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar e orientar a circulação para garantir a segurança viária e minimizar os impactos no trânsito.

Publicidade

Sinalização

Além da ação de liberar o tráfego, foi iniciada a revisão de toda a sinalização viária do Centro Histórico para valorização do ambiente e patrimônio existente. As placas verticais serão substituídas por sinalização horizontal nos locais onde for verificada a possibilidade ténica, conforme as normas.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui