A partir desta segunda-feira, 8 de julho, o estacionamento rotativo, conhecido como Área Azul, volta a ser cobrado em todas as regiões de Porto Alegre.
A retomada inclui as áreas do Fórum Central e do bairro Menino Deus, que foram as últimas a terem a cobrança restabelecida após as enchentes que afetaram a cidade.
Antes dessa retomada completa, a operação do sistema rotativo havia sido retomada gradativamente desde 20 de maio nas áreas não afetadas pela enchente.
A enchente causou grandes danos aos parquímetros da cidade, com 58 dos 272 equipamentos sendo afetados, dos quais 52 sofreram perda total e precisaram ser substituídos. Isso representa cerca de 19% do total de parquímetros da cidade.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram vistorias nos locais afetados para assegurar a retomada segura e eficiente do sistema.
O custo do estacionamento rotativo em Porto Alegre é de R$ 4,50 por hora.
Existem várias formas de pagamento disponíveis, incluindo o aplicativo SigaPay, Pix via QR Code nas placas de sinalização, SMS, aplicativo Digipare e a modalidade Débito Automático.
Nos parquímetros, é possível pagar com moedas ou cartões de débito e crédito.
A ativação do estacionamento via Pix é simples e rápida, bastando apontar a câmera do celular para o QR Code nas placas de sinalização para efetuar o pagamento e garantir uma ou duas horas de estacionamento.
Já a ativação por SMS requer o envio de uma mensagem específica com a placa do veículo e o tempo desejado em minutos para o número 27317.
Os bairros onde a cobrança do estacionamento rotativo está em vigor incluem Azenha, Bom Fim, Centro Histórico, Cristo Redentor, Fórum Central, Floresta, Menino Deus, Moinhos de Vento, Orla do Guaíba, Parque Moinhos de Vento (Parcão), Parque Farroupilha (Redenção), Parque Marinha do Brasil, Passo da Areia, Shopping Iguatemi, Shopping Praia de Belas e Tristeza.