Chuva causa queda de árvores, postes e falha em semáforos em vários pontos de Porto Alegre

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre divulgou balanços sucessivos neste sábado (8) sobre as ocorrências de trânsito causadas pela chuva e pelos ventos fortes que atingem a capital desde a madrugada.

Às 8h40, três vias estavam totalmente bloqueadas por queda de árvores e postes; às 10h30, o número de bloqueios subiu para dez; e, ao meio-dia, o total de ocorrências chegou a 39, sendo 30 ainda em atendimento e nove já encerradas. Os registros envolvem quedas de árvores e postes, fios energizados, acúmulo de água e semáforos inoperantes.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade Porto Alegre no X (antigo Twitter) e Facebook
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Entre os bloqueios totais por queda de árvores, a EPTC destacou vias como Monsenhor Veras (55), Luiz Carniglia (305) e José Juliano com Joaquim Silveira. Marechal Frota (28), Tauphick Saadi (121), Largo Vespasiano Júlio Veppo com Garibaldi, Ramiro Barcelos (1562) e Avenida Itaqui (72). Rua Dona Inocência (133), Caixa Econômica com Banco Inglês, Leonardo Carluci (25), Caeté com Pereira Passos e Antônio Pelin (55). Há também registros parciais em vias como Avenida São Pedro, Praça Paula Maciel de Oliveira, Coronel Marcos com Ney Ferreira e Olécio Cavedini (144).

    No caso de postes e fiações caídas, os pontos mais críticos foram a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia (4500), Rua Dois com Rua Mirabel, Avenida Beira-Rio (217) e Avenida Sarandi com Itapuí. Além de bloqueios parciais na Estrada Retiro da Ponta Grossa (3435) e Avenida Clemenciano Barnasque (80). Em alguns locais, moradores relataram múltiplos postes caídos, como na Baltazar de Oliveira Garcia, próximo ao Instituto São Francisco.

    Também houve registro de acúmulo de água na Rua do Schneider (Bairro Sul) e falhas em semáforos importantes, como nos cruzamentos da Avenida Farrapos com Câncio Gomes, Avenida Independência com Tomaz Flores. Plínio Brasil Milano (próximo à Praça Alberto Ramos) e Rua Cruzeiro do Sul com Dona Malvina.

    Equipes

    As equipes da EPTC e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana seguem em campo atuando na remoção de árvores, reparos na rede elétrica e normalização do trânsito.

    Prefeitura de Porto Alegre

    A Prefeitura reforçou a importância de registrar ocorrências pelos canais oficiais – Central 156 (opção 1), número 118 ou aplicativo 156+POA – para facilitar o atendimento. A EPTC orienta que os motoristas evitem áreas alagadas, redobrem a atenção e sigam as orientações das equipes de campo, que permanecem mobilizadas até a completa normalização da cidade.

    Deixe um comentário