O número de acidentes de trânsito foi divulgado pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 12 de agosto.
Neste final de semana onde foi comemorado o Dia dos Pais, foi implantado a Operação Viagem Segura, e nesta segunda-feira, 12 de agosto, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul divulgou um balanço das ocorrências. Ao todo foram três dias de operação entre 9 e 11 de agosto.
Foram registrados 19 mortes, 113 pessoas feridas em 162 ocorrências. O total de veículos fiscalizados em rodovias estaduais e federais foi de 16.184.
Um dos acidentes mais graves foi registrado na madrugada de sábado, 10 de agosto, em Gravataí, na Região Metropolitana. Um motorista, que segundo informou a polícia estava embriagado, bateu contra outro veiculo, na parada 69. Ele tentou fugir, mas foi abordado em seguida.
O teste do bafômetro apontou 0,27 miligramas de álcool por litro expelido.
As vítimas fatais foram identificadas como Paulo Roberto Ferreira da Silva, de 47 anos, e Janete Souza Scherer, de 54 anos. Eles morreram no local.
Foram registrados cerca de 6.338 infrações pela polícia. Cerca de 411 carros foram recolhidos, e 123 carteiras de habilitação estavam irregulares.
Órgãos de fiscalização realizaram 2.690 testes com etilômetro, que resultaram na autuação de 46 condutores. Oito desses casos foram enquadrados como crime e outros 83 condutores que se recusaram a soprar o bafômetro também foram autuados.
A operação realizada no ano passado contabilizou 20 mortes em três dias, mas esse número subiu para 32, considerando os óbitos que ocorrem em até 30 dias após os acidentes.