Trensurb lança oitava fase de sua campanha de etiqueta urbana

Na segunda-feira, dia 1º de julho, a partir das 10h, a Trensurb lança a nova fase de sua campanha de Etiqueta Urbana com uma intervenção nos trens e estações, partindo da Estação Mercado.

Estarão presentes o Zurbinho, mascote da empresa, e Alípio Tchutchukinho, personagem interpretado pelo ator Maikinho Pereira. Na ocasião, além da interação dos personagens com os passageiros, serão distribuídos guias com dicas de convivência no metrô.

“Essa oitava fase da campanha permanece no mesmo formato das quatro últimas realizadas nos trens e estações, em parceria com o ator Maikinho, com a participação também do nosso mascote Zurbinho, buscamos levar essas mensagens com humor e de forma leve, sem intimidar ninguém e, sim, buscar uma mudança cultural, mais gentileza e solidariedade no dia a dia”, afirma o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres.

Etiqueta urbana
Imagem: Divulgação/Trensurb

“A rotina do trabalho e essa correria diária acabam muitas vezes por diluir as relações humanas, fortalecem o egoísmo e retiram a humanidade, que é o que nos torna diferentes”, reflete.

As intervenções com Zurbinho e Alípio seguem acontecendo ao longo dos meses de julho e agosto. Além disso, para essa oitava fase da campanha, foram criados novos materiais gráficos e em vídeo para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.

“A nova versão do Guia Etiqueta Urbana não é uma diretriz apenas para os serviços da Trensurb, suas orientações transcendem um modal ou sistema específico. Com ele, buscamos dialogar com os usuários do sistema para que, com pequenos gestos, contribuam para a boa fluidez dos serviços e o bem-estar de todos que utilizam o trem”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, David Borille.

Histórico

A campanha de Etiqueta Urbana nasceu em 2011, a partir de sugestões recebidas pela antiga Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral.

Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez dicas foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Essa terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens.

Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totalizando 12 dicas, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação.

Em 2015, a quinta fase da campanha trouxe atores que interagiram com os passageiros e demostraram, de forma bem humorada, bons e maus exemplos de comportamento. A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais.

O formato foi mantido na etapa desenvolvida em 2016. Em 2017, o Zurbinho passou a participar das intervenções no metrô e um videoclipe da campanha foi lançado, além de novos materiais para as redes sociais.

Confira as dicas:

– Não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– Mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– Evite sentar-se no chão;
– Respeite os bancos preferenciais;
– Use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– Retire a mochila das costas;
– Ao sentar, não invada o espaço alheio;
– Jogue o lixo na lixeira;
– Não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– Não fique no trem no desembarque final;
– Não ande de skate nas estações.

Trensurb

Para conferir o status da operação da Trensurb, acompanhe a conta da Trensurb no Twitter ou acesse o site oficial da empresa.

Deixe um comentário