Reunião marca início de força-tarefa para destravar obras da Avenida Tronco

Uma reunião, na manhã desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro de 2021, na sede da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, uniu cinco pastas para discussão sobre o futuro das obras de duplicação da Avenida Tronco, na Zona Sul de Porto Alegre.

As obras, de 6,5 quilômetros, começaram em 2012. Atualmente, nove moradias ainda estão no traçado da nova avenida, seis delas com decisão judicial determinando a desocupação dos terrenos.

O encontro desta segunda-feira marcou a união de forças entre órgãos do Executivo para solucionar o principal entrave às obras.

Uma das preocupações da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária é garantir que as famílias remanescentes na área tenham para onde ir quando forem cumpridas as determinações judiciais de desocupação do local.

“Estamos trabalhando caso a caso para que ninguém fique desassistido. O Departamento Municipal de Habitação está dialogando com as famílias e ofertando todas as possibilidades jurídicas e financeiras possíveis”, frisou o secretário municipal da pasta, André Machado.

De acordo com o secretário municipal Pablo Mendes Ribeiro, de Obras e Infraestrutura, uma vez resolvidas as questões que envolvem a saída dessas nove famílias, a obra terá espaço livre para avanço e finalização.

“Nosso cronograma mais atual contempla o final para 2022. Precisamos apenas da área livre para a conclusão. Vamos trabalhar conjuntamente com as demais pastas para que isso ocorra brevemente”, destacou. As obras já atingiram 44% de execução nos trechos 1 e 2, e 55% nos trechos 3 e 4.

A Procuradoria-Geral do Município acompanha principalmente os casos de não execução da decisão judicial que prevê a reintegração de posse de terrenos. “Vamos estudar, com a nossa equipe, os mecanismos que podemos utilizar para encaminharmos a solução para esses casos, que hoje são responsáveis pelo emperramento das obras”, afirma o procurador-geral, Roberto Silva da Rocha.

Prioridade

A conclusão da Avenida Tronco é uma das prioridades da atual gestão. “Temos uma determinação do prefeito Sebastião Melo para que encaminhemos a finalização, especialmente, das obras de maior interesse social, como é o caso da Tronco. Quando concluída, essa obra vai trazer muitos benefícios para toda a Zona Sul de Porto Alegre”, reforça o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Cada pasta irá encaminhar o assunto, dentro da sua responsabilidade, ao longo desta semana. A ideia, segundo o secretário André Machado, é que na próxima semana já haja atualizações sobre a situação das pendências.

Participaram também da reunião a secretária municipal adjunta de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi; o adjunto de Obras e Infraestrutura, Rogério Baú; e a procuradora-geral adjunta de Domínio Público, Urbanismo e Meio Ambiente, Eleonora Braz Serralta; além de servidores das secretarias envolvidas no assunto e da Secretaria da Fazenda.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.