Projeto de lei que desestatiza a Carris é aprovado

198
Ônibus Carris
Foto: Eduardo Beleske/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na noite desta quarta-feira, dia 8 de setembro de 2021, o Projeto de Lei do Executivo (13 de 2021) que prevê a desestatização da Carris. A proposta recebeu 23 votos favoráveis e 13 contrários. Foram apresentadas oito emendas ao projeto, todas rejeitadas.

O prefeito Sebastião Melo agradeceu aos vereadores por terem enfrentado o debate e aprovado mais uma etapa do conjunto de medidas proposto para modernizar e enfrentar a crise no transporte coletivo. “As isenções e o custo da Carris, que é 21% maior do que de outras empresas de ônibus, fazem com que a passagem em Porto Alegre seja uma das mais caras entre as capitais. Vamos seguir trabalhando para melhorar a mobilidade humana e termos uma passagem que caiba no bolso do cidadão”, destacou.

Com a aprovação, o serviço continuará sendo público, porém, operado por uma empresa privada, como já acontece em todas as demais capitais brasileiras. O projeto garante a continuidade do atendimento dos 22% que hoje são transportados pela Carris mantendo a qualidade do serviço para a população.

Publicidade

Para os funcionários dentro do projeto de desestatização está em planejamento um Plano de Demissão Voluntária, além da realização de cursos de capacitação.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui