Prefeita de Pelotas assina pacote de ações que mantém valor da tarifa do transporte coletivo

223
Santa Silvana Pelotas
Foto: André Machado
Publicidade

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assinou nesta segunda-feira, dia 4 de janeiro de 2021, um pacote de medidas relacionadas ao transporte coletivo em Pelotas, garantindo a manutenção do valor da tarifa, tanto para linhas urbanas quanto para rurais, em R$ 4,00 pelo período de um ano.

O pacote de determinações municipais prevê a redução de tributos, o aditamento do contrato em vigor com o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas e um decreto que regulamenta o transporte por aplicativo.

Na presença do secretário municipal de Trânsito e Transporte, Flávio Al Alam, e o do secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, Paula explicou as determinações, entre elas a assinatura da lei de isenção de ISSQN por um ano, para que fosse possível a manutenção da passagem de ônibus em Pelotas.

Publicidade

Segundo ela, a iniciativa que beneficia os passageiros, também garante o funcionamento do serviço afetado pela redução no número de passageiros devido a pandemia do coronavírus.

“Esse pacote tem como objetivo principal manter a tarifa nos mesmos padrões de 2020 e foi a forma que encontramos de apoiar a sociedade nesse momento de pandemia, não onerando a passagem e mantendo o equilíbrio no sistema. Pelotas, com isso, se torna uma das cidades gaúchas com a menor tarifa praticada no momento”, destacou Paula.

De acordo com o secretário de Transportes, o Índice de Passageiros Equivalentes por Quilômetro teve uma grande redução ao longo de 2020 devido a pandemia do coronavírus, sendo que esses passageiros pagantes são os responsáveis pela manutenção do sistema.

“Antes a média era de 100 mil passageiros por dia, mas com a pandemia houve uma redução de 65% no número de usuários, sendo que hoje a média diária está em torno de 35 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo em Pelotas”, informou Al Alam.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui