O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança nas obras de construção de dois viadutos na BR-470, localizados na Serra do Rio das Antas, entre os municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves.
As estruturas, nos quilômetros 192 e 193 da rodovia, atingiram 65% e 32% de execução, respectivamente, com investimento total de aproximadamente R$ 52,3 milhões do Governo Federal.
A entrega está prevista para o início de 2026.
Os viadutos na BR-470 foram projetados para substituir trechos destruídos pelos deslizamentos de maio de 2024 e garantir mais segurança e fluidez no tráfego da região.
O projeto utiliza vigas metálicas em vez de concreto, solução escolhida por proporcionar leveza, agilidade na montagem e melhor adaptação às condições geográficas da Serra.
Com alturas de 15 e 17 metros e extensões de 85 e 126 metros, as Obras de Arte Especiais (OAE) têm formato curvo e vãos largos entre pilares. O que permite a passagem livre de detritos e água, reduzindo a necessidade de manutenção e o risco de interrupções.
As equipes concluíram o lançamento das 24 vigas metálicas no viaduto do km 192. Enquanto o viaduto do km 193 segue em fase de fabricação das vigas. Com içamento previsto para o fim de novembro.
As novas estruturas representam um marco na recuperação da mobilidade, da segurança e do turismo na Serra Gaúcha.
