Número de assaltos a ônibus em Porto Alegre no primeiro semestre é o menor desde 2016

A queda em 2021, se comparada a 2016, é de 92%

218
Ônibus Carris
Foto: Eduardo Beleske/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

De janeiro a junho de 2021 foram 41 assaltos a ônibus em Porto Alegre. Já no mesmo período de 2016 foram 537. A queda tem sido progressiva desde lá, ano em que foi criada a força tarefa da Polícia Civil, em parceria com a Brigada Militar, contra roubos no transporte coletivo.

No primeiro semestre de 2017 foram 363 assaltos, em 2018 caiu para 188, em 2019 para 134 e em 2020, foram 88 – números de janeiro a junho.

Os dados são do Fórum Transporte Seguro, grupo que reúne órgãos de segurança pública e entidades ligadas ao transporte coletivo de Porto Alegre. Para a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, a queda é resultado do trabalho conjunto. “Temos todas as entidades atuando em parceria, empenhadas em diminuir as ocorrências. Só temos a agradecer pelo trabalho das polícias e de todos os envolvidos”.

Publicidade

A presidente também recorda outros aspectos que contribuem para a diminuição dos números. “O monitoramento por câmeras está em toda a frota. Conforme a polícia civil tem nos relatado, as imagens são um importante auxílio para a investigação do crime. Também temos, desde 2019, uma delegacia específica para roubos no transporte coletivo. É a primeira do país com essa especialidade”, observa.

A Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC) está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.250, e foi inaugurada em março de 2019.

O grupo Fórum Transporte Seguro foi criado em 2008 e desde lá se reúne mensalmente para tratar do tema. Há ainda uma troca diária de informações, entre todos os integrantes, para agilizar a comunicação e resolução dos casos.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui