Novo Hamburgo assina convênio para bilhetagem eletrônica nos ônibus

Comur será responsável por implantar novo sistema, que prevê aplicativo para acompanhar localização dos ônibus

110
Foto: Gustavo Bays/Prefeitura de Novo Hamburgo
Publicidade

A Prefeitura de Novo Hamburgo assinou nesta quarta-feira, dia 15 de setembro de 2021, convênio com a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) para implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) no transporte coletivo municipal. A Comur terá 180 dias para a implantação e início do novo sistema. “Estamos dando um importante passo para qualificar o serviço de ônibus na cidade, facilitando a compra de passagens e o acompanhamento dos ônibus por parte dos usuários”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica é um conjunto de equipamentos, softwares, hardwares, dados, serviços, instalações e informações voltados para a gestão e fiscalização dos serviços de transporte coletivo, em especial a cobrança eletrônica de tarifa. Nos próximos 180 dias, a Comur deverá seguir um cronograma de compra de todo equipamento, tanto software quanto hardware, contratação e treinamento dos funcionários e atendentes; treinamento dos funcionários do transporte coletivo e testes e implantação de aplicativo de consulta ao celular.

“Com este novo sistema, a Prefeitura pretende trazer mais transparência e confiabilidade ao transporte coletivo”, acrescenta a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. A expectativa é concluir a licitação do transporte coletivo no município paralelamente à bilhetagem eletrônica. “O município ainda aguarda parecer final do Tribunal de Contas e vamos seguir com a abertura do edital logo após recebermos este parecer”, finaliza.

Publicidade

APLICATIVO

A Companhia Municipal de Urbanismo irá utilizar recursos próprios para o desenvolvimento da bilhetagem eletrônica. “Este é um desafio que assumimos com muita responsabilidade. Sabemos que o trabalho será imenso, mas estamos determinados a apresentar resultados que irão facilitar em muito a vida dos usuários”, diz o diretor geral da Comur, Maurício Alcides Saul.

Entre as novidades, está a implantação de um aplicativo que irá permitir aos passageiros acompanhar em tempo real a localização dos ônibus. “Com isso, a pessoa poderá ir até a parada minutos antes da chegada do ônibus”, exemplifica a secretária. Outra possibilidade será a integração tarifária entre as linhas urbanas e também com a Trensurb e inclusive linhas metropolitanas. Ao longo do tempo, a Companhia Municipal de Urbanismo também poderá estabelecer vários pontos de compra de passagens, eliminando o uso de dinheiro nos ônibus.

A assinatura do convênio foi realizada com entre o secretário municipal de Administração, Fauston Saraiva, e Saul, que estiveram acompanhados da secretária Roberta, além do assessor jurídico especial, Cácio Bortolini, do advogado da Comur Fábio Tomasiak e do diretor de Transportes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Leandro de Bortoli.

NOVIDADES PREVISTAS

  • Aplicativo de celular e web para consulta de horários, itinerários, previsão de chegada no local escolhido e interação com as pessoas com dificuldades de visão;
  • Possibilidade de integrações tarifárias entre as linhas urbanas, com a Trensurb e linhas metropolitanas;
  • Implantação na Prefeitura de uma Central de Controle Operacional, que realizará o monitoramento preciso de todas as linhas, horários e passageiros, podendo ser monitorados cumprimento de horários, itinerários das linhas e fiscalização de lotações nos ônibus;
  • Implantação de diversas formas de pagamento da tarifa, como cartão de débito, cartão de crédito, QR Code, via celular e novas formas que vierem a ser implantadas pelas inovações tecnólogicas;
  • Possibilidade convênios com estabelecimentos comerciais do município para compra de cartão de passagens;
  • Reconhecimento facial para todas as gratuidades, diminuindo a má utilização do cartão de benefício.
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui