Lotação Belém Novo volta a circular em Porto Alegre

A partir desta quarta-feira, 26 de junho, a linha de transporte seletivo por lotação Belém Novo voltará a operar em Porto Alegre, atendendo à demanda dos passageiros da região Extremo-Sul da capital.

Esta retomada do serviço resulta de um diálogo entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Inovasul – ZSUL, empresa responsável pelas linhas de lotação Restinga e Belém Novo.

As linhas 10.7 – Belém Novo e 10.71 – Belém Novo via Chapéu do Sol terão o terminal do bairro localizado na Avenida Beira-Rio, junto à Praça Inácio Martins da Silva, enquanto o terminal no Centro ficará na Avenida Borges de Medeiros, no sentido Centro-bairro, junto à Salgado Filho.

A linha 10.7 fará um trajeto direto pela Avenida Juca Batista em direção ao Centro, passando pelo bairro Tristeza.

Já a linha 10.71 seguirá pela Estrada Francisca de Oliveira Vieira e pela Estrada Chapéu do Sol, antes de se juntar ao itinerário da Juca Batista.

Os usuários poderão acompanhar a localização dos veículos em tempo real através do aplicativo Moovit, disponível para iOS e Android.

O aplicativo mostra os itinerários completos das lotações, facilitando o acesso e a combinação com outros modais de transporte, além de fornecer alertas sobre alterações de serviço e avisos importantes.

Desde o início da gestão atual, o governo tem dialogado com a categoria de transporte seletivo e implementado medidas para melhorar e manter o sistema.

Uma dessas medidas foi a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) por dois anos, reduzindo a carga tributária sobre os prestadores desse serviço, que antes pagavam uma alíquota de 2,5%.

Transporte seletivo

O transporte seletivo por lotação é uma alternativa ao sistema de ônibus urbanos, oferecendo mais agilidade, rapidez e conforto aos usuários.

Diferentemente do transporte por ônibus, o serviço de lotação não transporta passageiros isentos e é custeado exclusivamente pelo pagamento da tarifa pelos usuários.

Os micro-ônibus utilizados têm capacidade para transportar entre 21 e 25 passageiros nas linhas convencionais e entre 25 e 38 nas linhas especiais, como as da Restinga e Belém Novo.

A tarifa atual do sistema é de R$ 8 e pode ser paga por meio de bilhetagem eletrônica (Cartão TRI Passe Antecipado), PIX, cartões de crédito e débito, além de dinheiro.

Em junho de 2024, Porto Alegre possui 15 linhas de transporte seletivo, todas com veículos equipados com ar-condicionado.

Deixe um comentário