O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes dá início, nesta quinta-feira, dia 8 de outubro de 2020, à instalação das vigas do viaduto que fará a ligação da BR-116 – BR-290 com a nova Ponte do Guaíba, em Porto Alegre.
Para garantir a segurança dos trabalhos, foi montada uma operação dividida em seis etapas. A atividade, que acontece no quilômetro 99 da rodovia, na região da Ilha Grande dos Marinheiros, vai provocar diversas alterações no trânsito até o dia 23 de outubro.
A construção da nova Ponte do Guaíba segue em ritmo acelerado e, além da execução deste viaduto no quilômetro 99 da BR-116 – BR-290, também está com frentes de serviço na pavimentação e na sinalização. Mais de dois quilômetros de pistas já receberam a camada de sete centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e estão com o pavimento concluído.
A pintura da sinalização horizontal já foi finalizada em mais de um quilômetro da estrutura. A expectativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é liberar a travessia parcialmente ao tráfego em novembro.
A nova Ponte do Guaíba tem ao todo 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada, alças e viaduto). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes estima que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente.
Atenção às mudanças no trânsito
Os motoristas devem redobrar a atenção à sinalização neste trecho da rodovia. No local, vão ocorrer desde interferências pontuais no tráfego até interrupções, com desvios e estreitamentos de pista, de acordo com o serviço a ser executado para a instalação das vigas. Em caso de chuva ou vento forte, as ações serão transferidas.
Para a instalação de 21 vigas pré-moldadas – cada uma pesando entre 110 e 180 toneladas e com comprimento de 28 a 40 metros – serão utilizados guindastes com capacidade de 250 e 500 toneladas. Ao todo devem ser envolvidos nestas operações cerca de 40 colaboradores.
Confira a programação:
- Etapa 1 (8 e 9 e outubro): No primeiro dia, os serviços acontecem das 20h às 5h. Já no segundo dia, os trabalhos serão realizados das 22h às 5h. Em ambos os dias haverá interrupção da pista no sentido Interior, com desvio do fluxo para a pista oposta, mantendo, portanto, mão e contramão no sentido Capital;
- Etapa 2 (10 e 11 de outubro): Nos dois dias, das 20h às 5h, haverá interrupção da pista no sentido Interior, com desvio do fluxo para a pista oposta, mantendo, portanto, mão e contramão no sentido Capital;
- Etapa 3 (13, 14 e 15 de outubro): Das 9h às 16h30, ocorrerá o estreitamento de uma faixa, no sentido Capital, com interferências pontuais no trânsito para a travessia de carretas com as vigas;
- Etapa 4 (16, 17 e 18 de outubro): Das 8h às 18h, interferências pontuais no trânsito para a travessia de carretas com as vigas;
- Etapa 5 (19 e 20 de outubro): Nos dois dias, sempre das 20h às 5h, haverá interrupção da pista no sentido Interior com desvio do fluxo para a pista oposta, mantendo, portanto, mão e contramão no sentido Capital;
- Etapa 6 (22 e 23 de outubro): Das 8h às 18h, interferências pontuais no trânsito para a travessia de carretas com as vigas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes enfatiza que esta programação poderá sofrer alterações e estender-se para além do dia 23 de outubro em decorrência das condições climáticas.