Greve de ônibus em Guaíba nesta quinta-feira, dia 21
A greve de ônibus continua em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pelo terceiro dia consecutivo, nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro de 2021.
Conforme já informamos nos últimos dias, os trabalhadores da Expresso Assur reivindicam o pagamento de salários, 13º e benefícios atrasados.
A empresa alega dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia do coronavírus, impedindo a quitação dos pagamentos.
Na tarde desta quarta-feira, dia 20 de janeiro, foi realizada uma audiência no Tribunal do Trabalho da 4ª Região e não houve acordo entre a empresa, os trabalhadores e a Prefeitura de Guaíba.
Segundo o portal Guaíba Online, o Tribunal do Trabalho da 4ª Região determinou nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, que durante a greve dos trabalhadores, seja mantida 30% da frota em circulação nas ruas.
“É evidente que a não prestação de serviço de transporte coletivo pode colocar em risco a população de Guaíba, em especial, quanto ao acesso à saúde, em momento tão delicado no que diz respeito à pandemia causada pela Covid-19”, justificou o desembargador, Francisco Rossal de Araújo.
“Diante dessas considerações, cabe a este julgador estabelecer o percentual mínimo para garantir a prestação dos serviços essenciais sem, entretanto, prejudicar de forma demasiada o movimento grevista, que se mostra legítimo, frente ao inadimplemento recorrente de verbas de caráter alimentar”, complementou.
Em caso de descumprimento da liminar, o magistrado fixou multa diária de R$ 5 mil, a ser paga pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Guaíba.
Acesse aqui a íntegra da liminar.