Faixas exclusivas reduzem tempo de deslocamentos na capital gaúcha

As faixas exclusivas em Porto Alegre vêm mostrando que o deslocamento dos passageiros do transporte coletivo está mais rápido. Quem sai para o trabalho do bairro Ponta Grossa, na Zona Sul, por exemplo, para ir a Petrópolis, na Zona Leste, em um ônibus que utiliza os cinco quilômetros de faixas exclusivas das avenidas Cavalhada e Nonoai, tem um ganho médio de cinco minutos na viagem.

Essa mesma vantagem se dá também no trajeto de volta. Sendo assim, de segunda a sexta-feira, o passageiro ficará 50 minutos a menos em trânsito. Por mês, serão mais de três horas e meia de redução. E no ano, 40 horas a menos – ou seja, quase dois dias.

Novas faixas exclusivas

Depois das duas faixas exclusivas mais recentes em funcionamento, nas avenidas Independência e Mostardeiro, os próximos pontos previstos para implantação são a Avenida Goethe, Rua da Conceição (nos dois sentidos), avenidas Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva (sentido túnel), Paulo Gama, Luiz Englert, Siqueira Campos, Ipiranga (nos trechos 2 e 3), Silva Só, Azenha, 24 de Outubro e Plínio Brasil Milano.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Fábio Berwanger Juliano, reforça a importância da valorização do coletivo sobre o individual. “As faixas exclusivas não representam apenas uma obra na via, mas uma verdadeira mudança de cultura. Significam a priorização do coletivo para quem mais precisa e são sinônimo do mais moderno compartilhamento na utilização do espaço da via pública”, defende.

O projeto da Prefeitura de Porto Alegre de privilegiar o transporte coletivo e dobrar o número de faixas exclusivas em Porto Alegre vai qualificar e tornar mais eficiente o sistema de ônibus da capital gaúcha.

Estão sendo implementados 22 quilômetros de faixas só para ônibus em 16 trechos, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes.

A medida vai beneficiar diariamente 450 mil usuários e diminuir os riscos de acidentes, além de dar mais agilidade às viagens, reduzir o tempo de deslocamento e atrair novos passageiros.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadeportoalegre.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *