EPTC inicia sinalização de novo trecho de faixa exclusiva para o transporte coletivo

Após a implantação da faixa exclusiva nos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação anunciou o início da sinalização do próximo trecho que vai contribuir para a regularidade das operações do transporte coletivo e proporcionar ainda mais agilidade nas viagens de ônibus em Porto Alegre.

Na Avenida Plínio Brasil Milano, nos bairros Passo da Areia e Higienópolis, estão sendo implantados mais 2.100 metros de faixa azul contínua a partir do Viaduto Obirici até a Terceira Perimetral.

O percurso permite a continuidade ao traçado já em operação, que segue por toda a Rua 24 de Outubro, e resulta em um total de 4,5 quilômetros. A medida vai ampliar para 37.850 metros de faixas azuis, de uso exclusivo do transporte coletivo nos horários de pico.

Para garantir a segurança de pedestres, o projeto prevê a revitalização e a acessibilidade das travessias de pedestres, e o reposicionamento de pontos de parada de ônibus, para uma melhor compatibilização. Inclui ainda uma nova programação semafórica e o redesenho da sinalização, com utilização do urbanismo tático.

O início da operação está previsto para dezembro e o local terá um período de acompanhamento e orientação aos passageiros. Haverá reforço nas ações educativas, com a presença de agentes de fiscalização de trânsito e transporte para instruir sobre o uso adequado do espaço.

Priorização

As medidas de priorização do transporte coletivo contribuem para a regularidade das operações e mais agilidade nas viagens, o que auxilia na diminuição do tempo de deslocamento dos passageiros.

A proposta é atrair novos passageiros. Além disso, com viagens mais rápidas, sem congestionamento, também é possível economizar combustível.

Mobilidade Porto Alegre

A redação do Mobilidade Porto Alegre é responsável pela produção de conteúdo sobre a mobilidade urbana de Porto Alegre e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para enviar informações, sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@grupopln.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.