A greve dos rodoviários de Esteio causa impactos significativos no deslocamento dos passageiros nesta terça-feira (27/02), especialmente na operação da Viação Hamburguesa, responsável pelo transporte municipal. Com menos ônibus em circulação, os passageiros enfrentam longas esperas e buscam alternativas como Trensurb, táxi e transporte por aplicativo.
Apesar da determinação judicial estabelecer um mínimo de 35% de operação nos horários de pico, a empresa alegou que apenas 22,5% das viagens foram realizadas, enquanto o sindicato contesta os números.
A Metroplan, responsável pelo transporte coletivo intermunicipal, relatou que os transtornos foram mitigados pela disponibilidade da Trensurb. Reforçou a frota com ônibus da empresa Central, de Novo Hamburgo, elevando a manutenção do serviço para 40%.
Os rodoviários reivindicam ganho real de 5%, devolução do adicional de dupla função de 15% sobre o salário e proporcional à jornada e vale-alimentação de R$ 30 proporcional à jornada. Uma nova audiência de conciliação está agendada para quarta-feira (28) às 10h30.