EPTC divulga programação especial da Semana Nacional do Trânsito

129
Foto: Gustavo Roth/EPTC/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

Com objetivo de preservar vidas, abre oficialmente neste sábado, dia 18 de setembro de 2021, às 12h, em ação realizada no Monumento do Expedicionário do Parque Farroupilha (Redenção), mais uma Semana Nacional do Trânsito. O ato vai contar com a presença do prefeito Sebastião Melo, do secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires.

Serão entregues kits simbólicos para escolas municipais. Elas foram escolhidas para um projeto piloto da EPTC e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio de um convênio de cooperação técnica, que será implantado de forma gradativa nas séries iniciais (do 1º ao 5º ano). A parceria visa a dar conhecimentos técnicos e científicos para promoção da Mobilidade Segura e da Educação para a Mobilidade na comunidade escolar da capital gaúcha.

A cooperação também busca servir de modelo para incentivar outros municípios do Rio Grande do Sul a realizarem ações conjuntas entres suas secretarias de Mobilidade e Educação para promover a diminuição dos índices de acidentes envolvendo crianças e adolescentes.

Publicidade

O tema deste ano – No trânsito, sua responsabilidade salva vidas -, norteia ações realizadas em todo o país. Em Porto Alegre, uma agenda foi elaborada pela EPTC para conscientizar a população sobre a importância da mudança de comportamento e alertar que cada um é responsável pela segurança de todos. As atividades incluem ações com a população nas ruas, live, a volta do programa chamado Um Dia de Agente e o convênio com a Secretaria Municipal de Educação, inédito na capital gaúcha, que existe em poucas cidades do país. Mais informações sobre a programação serão divulgadas ao longo dessa semana.

A EPTC trabalha em três pilares principais: educação, engenharia e fiscalização. Todas com o mesmo objetivo: salvar mais vidas. O diretor-presidente da empresa, Paulo Ramires, considera a Semana Nacional do Trânsito um dos mais importantes períodos do ano. “É dedicado à conscientização e a ações que alertem a população sobre os principais riscos de acidente. As atividades buscam uma mudança de comportamento. Lembra que, no trânsito, todos devem cuidar de todos e assim conviver com mais harmonia e menos violência”, explica Ramires.

Programação Semana Nacional do Trânsito 2021:

  • 18 de setembro, às 12h, no Monumento do expedicionário do Parque da Redenção: início de acordo de cooperação técnica entre EPTC e Smed para incentivar e dar conhecimentos técnicos para os professores trabalharem a educação para mobilidade em sala de aula.
  • 21 de setembro, às 14h, local a definir: Blitz Educativa com Motociclistas. Durante a ação, com caráter preventivo e educativo, condutores são abordados e orientados sobre índices de sinistros de trânsito e as normas de circulação e conduta do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para assim evitar mais vidas perdidas no trânsito. As blitze educativas ocorrem regularmente, ao menos duas vezes por mês, sem aviso prévio, para conscientização para uma circulação com menos riscos e de mais respeito entre as pessoas.
  • 22 de setembro, das 9h30 às 12h, IV Seminário Nacional de Trânsito. O Seminário Nacional de Trânsito é uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da Ufrgs (Nuitran) com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Saúde, com o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o Programa Vida no Trânsito e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).
  • 23 de setembro, às 11h, Live no Instagram da EPTC, Segurança Viária e a Importância do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para marcar os 24 anos do CTB, especialistas comentam sobre a história, mudança e importância do principal regramento para o trânsito no Brasil. Avanços, evoluções e resultados.
  • 23 de setembro, Dia Nacional do Agente de Trânsito. Para parabenizar o trabalho dos agentes de trânsito da EPTC, a data vai marcar a volta do Projeto Um Dia de Agente. Criado em 2017, através do programa permanente de educação para o trânsito, o projeto Um Dia de Agente da EPTC tem a missão de aproximar a população do trabalho realizado pelo órgão gestor do trânsito e da mobilidade urbana. O projeto já teve a participação de 341 pessoas, entre a população em geral, líderes comunitários, políticos, jornalistas, técnicos em mobilidade, artistas e condutores de diversos modais.
  • 24 de setembro, às 10h, local a definir, Blitz Educativa com veículos. O Radar Móvel registra a velocidade e a seguir os condutores são abordados, parabenizados por andarem dentro do limite da via.
  • 25 de setembro, Apresentação da Escola Pública de Mobilidade e Nova Plataforma de Cursos EAD. A Escola Pública de Mobilidade da EPTC possui seis cursos gratuitos na plataforma de educação à distância (EAD) e, desde 2017, já capacitou mais de 6 mil alunos: Motociclista Consciente, Direção Defensiva, Pedalando com Segurança, Pedalando com Segurança – PRO, Multiplicadores de Educação para o Trânsito, Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito.
Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui