DNIT impulsiona segurança e desenvolvimento da infraestrutura na Região Sul em 2025

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) desempenha papel fundamental na segurança viária, continuidade e desenvolvimento da Região Sul em 2025. Com investimentos que ultrapassam R$ 2,9 bilhões, o DNIT garantiu condições adequadas de trafegabilidade para 8,5 mil quilômetros de rodovias federais, além de alavancar obras estruturantes contempladas no Novo PAC.

DNIT e investimentos em manutenção e construção na Região Sul

A diretriz do DNIT para 2025 concentrou-se em impulsionar obras estruturantes e manter a malha rodoviária em boas condições. Os três estados da Região Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – receberam recursos para construção, pavimentação, viadutos, pontes, acessos e interseções. O investimento em construção rodoviária atingiu cerca de R$ 766,4 milhões, enquanto a manutenção corretiva e rotineira alcançou aproximadamente R$ 2,15 bilhões.

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  • O Índice de Condição da Manutenção (ICM), ferramenta mensal do DNIT, indicou que 85% das rodovias federais da Região Sul mantiveram condições adequadas de trafegabilidade. Além disso, o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) recebeu cerca de R$ 177 milhões para manutenção e reabilitação de pontes, viadutos e passarelas, elevando a conservação da infraestrutura rodoviária.

    Rio Grande do Sul: DNIT garante conectividade e recuperação após catástrofe

    Com investimentos que chegam a R$ 2 bilhões, o DNIT administra cerca de 4,9 mil quilômetros de rodovias no Rio Grande do Sul. O estado registrou 84% do ICM em condições “bom” e “regular”. O DNIT avançou na recuperação das rodovias afetadas pela maior catástrofe climática do país em 2024, investindo mais de R$ 422 milhões em projetos emergenciais de engenharia, contenção de encostas, reconstrução de aterros e reabilitação de pontes.

    Na construção, o destaque ficou com a conclusão do Complexo Viário de Esteio, na BR-116/RS, que recebeu R$ 121 milhões. O DNIT entregou viadutos e pontes que melhoraram o acesso ao município e ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, sede da Expointer, maior feira de exposição de animais da América Latina.

    As obras de duplicação da BR-116/RS avançaram entre Guaíba e Pelotas, com entrega de viaduto em São Lourenço do Sul, melhorando a mobilidade e o turismo local. A duplicação da BR-290/RS, importante para o transporte de cargas com origem e destino no porto de Rio Grande, atingiu 90% de execução no trecho de Pantano Grande, incluindo a entrega de passarela para pedestres.

    A Travessia Urbana de Santa Maria (BR-158/RS, BR-287/RS e BR-392/RS) alcançou 98% dos serviços executados, oferecendo tráfego mais seguro e organizado. Em Ijuí, o DNIT iniciou obras de melhoramento e segurança na travessia urbana da BR-285/RS, com 10% de execução.

    No âmbito do PROARTE, o DNIT destinou recursos para manutenção preventiva de 30 viadutos e 185 pontes, além de reabilitação em seis pontes importantes, como a ponte Ernesto Dornelles na BR-470/RS, que recebeu reforço estrutural e reconstrução de elementos de proteção.

    Manutenção das eclusas e integração logística pelo DNIT

    O DNIT realizou ações de manutenção nas eclusas de Amarópolis, Anel de Dom Marco, Bom Retiro do Sul e Fandango, no Rio Grande do Sul. As intervenções incluíram obras estruturais e serviços preventivos e corretivos em sistemas hidráulicos, elétricos e de monitoramento. Essas ações garantem a segurança da navegação fluvial, preservação da infraestrutura e eficiência operacional, promovendo a integração logística e o desenvolvimento regional.

    Santa Catarina: avanços em infraestrutura rodoviária

    Em Santa Catarina, o DNIT destinou aproximadamente R$ 649,5 milhões para cerca de 1,6 mil quilômetros de rodovias federais. O investimento garantiu estradas mais seguras e obras que fortalecem a logística e o turismo. O ICM indicou 88% das rodovias em condições adequadas de trafegabilidade.

    O DNIT intensificou a manutenção no Oeste catarinense, recuperando mais de 100 quilômetros nas BR-158, BR-282 e BR-480, beneficiando municípios como Chapecó e Nova Erechim. Na BR-470/SC, o Complexo viário de Badenfurt foi concluído, e o viaduto de Gaspar está quase finalizado, conectando o centro da cidade ao bairro Belchior Central.

    A BR-280/SC recebeu revitalização de 128 quilômetros e liberação do viaduto em Guaramirim. Na BR-282/SC, o DNIT executou obras emergenciais para garantir segurança após eventos climáticos, incluindo muros de gabião e recuperação da pista.

    O trecho da BR-163 entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira recebeu serviços finais de pavimentação e ampliação da capacidade, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026. A reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, na BR-470/SC, ampliou a largura da pista e incluiu acostamentos, barreiras de concreto e passeio para pedestres.

    Paraná: conservação e planejamento

    O DNIT executou cerca de R$ 268 milhões em obras e serviços para os mais de 2 mil quilômetros de rodovias federais no Paraná. A manutenção garantiu que 83% da malha rodoviária estivesse segura e revitalizada em novembro, um avanço em relação a 75% em dezembro de 2022.

    A BR-376/PR melhorou significativamente, com 78% do segmento em condições adequadas. O DNIT recompos o aterro em Atalaia e autorizou obras para restaurar 81 quilômetros da BR-476/PR, com investimento de R$ 92 milhões.

    O programa BR-Legal 2 promoveu melhorias na sinalização horizontal e vertical em 180 quilômetros, priorizando a segurança viária. A revitalização da ponte Ayrton Senna na BR-163/PR beneficiou motoristas com correções no pavimento, ampliação de drenos e renovação da sinalização.

    Na construção, o DNIT avançou nas obras do Contorno Sul Metropolitano de Maringá e na pavimentação da BR-487/PR, com licença ambiental aprovada para início dos trabalhos.

    Projetos do DNIT para impulsionar a infraestrutura em 2026

    O Novo PAC inclui projetos estruturantes que o DNIT planeja executar na Região Sul em 2026. No Rio Grande do Sul, cinco empreendimentos ganham destaque, incluindo pontes internacionais que conectam o Brasil à Argentina e ao Uruguai, impulsionando o comércio exterior.

    A implantação de 200 quilômetros na BR-392/RS entre Santo Ângelo e Santa Maria avança com projetos de engenharia. Outros projetos importantes envolvem a construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande, a implantação de trecho da BR-153/RS e o prolongamento da BR-448/RS.

    Em Santa Catarina, a BR-282/SC recebe atenção especial para adequação da capacidade e eliminação de pontos críticos. A BR-470/SC continua com obras de duplicação, manutenção e estudos para melhorias na segurança. A duplicação da BR-280/SC e a conclusão de passarela em Rio Negrinho também estão previstas.

    No Paraná, o DNIT foca no desenvolvimento de projetos para as BR-153, BR-158 e BR-476, com licitações em andamento para implantação e pavimentação de trechos essenciais para a logística regional.

    Essas ações do DNIT garantem a formação de corredores rodoviários mais seguros e eficientes, fortalecendo a integração da Região Sul com o restante do país e promovendo o desenvolvimento econômico e social.

    A atuação do DNIT em 2025 e os projetos para 2026 demonstram compromisso com a segurança viária, a manutenção da infraestrutura e o avanço das obras estruturantes, consolidando a Região Sul como um polo estratégico para o transporte e a logística no Brasil.

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