O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre abriu licitação para obras em três comportas do sistema de proteção contra cheias. O processo prevê a substituição de portões nas passagens 11, 12 e 14 por estruturas mais resistentes e eficientes. O fechamento definitivo da passagem 14 também será realizado com concreto.
Com custo estimado em R$ 9 milhões, o projeto faz parte de um esforço contínuo do Dmae para corrigir fragilidades no sistema de proteção identificadas durante a cheia de maio de 2024. A medida inclui também reformas em comportas móveis e fechamentos em concreto armado em outras passagens vulneráveis.
Além dessas intervenções, o fechamento da comporta 3, no Centro Histórico, já está em andamento e será concluído até o final de janeiro. Outras passagens na Avenida Castelo Branco também passarão por melhorias significativas.
O objetivo do Dmae é garantir maior segurança para Porto Alegre, reduzindo os impactos das cheias e assegurando que a cidade esteja preparada para eventos climáticos extremos no futuro.
Mais informações no site do Dmae.