Conselho Municipal de Mobilidade Urbana é empossado e amplia representatividade

A nova composição do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Commu) foi empossada em reunião realizada em 6 de novembro, no Centro Administrativo Municipal de Porto Alegre.

Criado pela Lei Complementar nº 973/2023, o Commu tem como objetivo atuar como um órgão consultivo e participativo, vinculado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU).

A principal função do conselho é aconselhar, colaborar e fiscalizar projetos relacionados ao planejamento de mobilidade da cidade.

A reunião elegeu a comissão responsável pela elaboração do regimento interno do conselho, destacando a importância da ampliação da representatividade, que agora conta com 50% de membros da administração pública e 50% de representantes da sociedade civil.

O Conselho abrange uma diversidade de setores, como transporte coletivo, privado, seletivo, individual, mobilidade ativa, comércio, indústria, além de contar com entidades representativas de diversos grupos sociais.

O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, enfatizou que o conselho será fundamental na definição de diretrizes para políticas de mobilidade e no desenvolvimento de estudos técnicos, principalmente no que se refere à economia dos contratos de concessão e permissão dos serviços públicos de trânsito e transporte.

Deixe um comentário