Canoas apresenta queda de 47,3% no roubo de veículos e 14,5% no roubo a pedestres em 2021

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 21 de setembro de 2021, pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas.

99
Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas
Publicidade

O roubo de veículos em Canoas apresentou queda de 47,3% nos primeiros oito meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Já o roubo a pedestres reduziu 14,5%. Também houve diminuição no furto de veículos e número de mortes violentas. Os dados, divulgados nesta terça-feira, dia 21 de setembro de 2021, pelo Observatório de Segurança Pública de Canoas, representam uma redução histórica para o período desde 2009, quando começaram a ser computados.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, a tendência de redução dos índices de criminalidade desde o início do ano é resultado do trabalho integrado das forças de segurança. “Trabalhamos focados nos locais de maior incidência de casos. As evidências levam as forças de segurança até esses locais”, declarou.

Roubo de veículos

Os casos de roubos de veículos passaram de 301 em 2020 para 160 neste ano. É o menor índice de janeiro a agosto desde que os dados são contabilizados, em 2009. A maior parte dos roubos se concentra nos bairros Mathias Velho (13%) e Niterói (12%). Em relação ao mês de agosto, houve redução de 40% nos casos.

Publicidade

Roubo a pedestre

Os primeiros oito meses de 2021 também encerraram com redução de 14,5% nos casos de roubo a pedestre, passando de 1.437 em 2020 para 1.229 casos em 2021. O Observatório de Segurança Pública de Canoas aponta que os bairros Centro (13,2%) e Mathias Velho (11,45) possuem os maiores índices.

Furto de veículos

O município ainda apresentou queda de 7,5% nos casos de furto de veículos, passando de 340 para 315 ocorrências. Também é o menor índice de janeiro a agosto desde que os dados são contabilizados. Segundo o levantamento, os bairros Marechal Rondon e Centro possuem os maiores índices de furto, ambos com 19%.

Mortes violentas

Em relação às mortes violentas, Canoas teve redução de 8,1% nos casos na comparação com o mesmo período de 2020. Também é o menor índice de janeiro a agosto desde que os dados são computados. A maior parte das mortes violentas ocorre nos bairros Guajuviras (32,4%) e Mato Grande (17,6%).

Observatório de Segurança Pública de Canoas

O Observatório é uma ferramenta estratégica e inovadora que auxilia no trabalho dos gestores públicos da área de segurança de Canoas. Serve como base para o planejamento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento da violência urbana. Dessa forma, possibilita à administração pública uma gestão mais inteligente dos recursos empregados, aumentando a segurança e a qualidade de vida da população do município.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui