O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa 85,2% da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas. Essa obra já entregou 180 quilômetros dos 211,2 previstos, beneficiando diretamente a população e o escoamento da produção agrícola da região sul do estado. O projeto inclui melhorias essenciais, como travessias urbanas, pistas laterais, retornos operacionais, pontes e viadutos, com investimento total de R$ 1,6 bilhão do Governo Federal, dentro do Novo PAC.
Avanços na duplicação da BR-116
Atualmente, a construção de viadutos ocorre nos acessos ao município de Camaquã, nos quilômetros 397,9 e 400,7 da rodovia. No trevo norte, que conecta à cidade de Arambaré, todas as vigas estão prontas para içamento após a finalização das travessas. Já no trevo sul, a estrutura está praticamente concluída, com vigas lançadas e trabalhos concentrados nos aterros das cabeceiras, finalização do tabuleiro, pista de rolamento e instalação dos guardas-corpos e outros elementos de segurança.
No km 399,7, iniciou-se a construção da segunda parte da passagem inferior, que ligará com segurança a localidade Banhado do Colégio ao bairro Getúlio Vargas. O tráfego já liberou duas pontes sobre os arroios Duro e do Passinho, facilitando a circulação na região.
Intervenções em trechos urbanos e pavimentação
Entre os quilômetros 422,40 e 427, que abrangem o núcleo urbano de Cristal, ocorrem intervenções para ampliar a segurança no trânsito. Ruas laterais passam por terraplanagem e aplicação de base, permitindo acesso à nova ponte sobre o Rio Camaquã, praticamente finalizada. Em São Lourenço do Sul (km 455 a 456,1), Turuçu (km 487,6 a 488,4) e Pelotas (km 509,4 a 511,1), frentes de obras avançam em diferentes etapas de pavimentação e drenagem, garantindo a conclusão dos serviços.
Importância da duplicação da BR-116 para o Rio Grande do Sul
O projeto da BR-116 incorpora melhorias que incluem travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, pontes, viadutos e passarelas. Essa intervenção beneficia diretamente 12 municípios da região sul do estado. Diariamente, circulam cerca de 3,8 mil caminhões de carga e mais de 2,2 mil veículos de passeio nesse trecho.
Ao concluir a duplicação, a segurança e a organização do tráfego nas áreas urbanas aumentarão significativamente. Além disso, o projeto fortalece o escoamento da produção nacional pelos corredores rodoviários que conectam o Brasil aos países sul-americanos, consolidando a BR-116 como um importante eixo logístico e econômico.
Perspectivas para a conclusão da duplicação da BR-116
Com o avanço das obras, a BR-116 no Rio Grande do Sul se transforma em um corredor moderno e seguro, facilitando o transporte de cargas e o deslocamento de pessoas. A infraestrutura renovada contribuirá para o desenvolvimento regional, o turismo e a integração entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e os portos de Rio Grande e Pelotas.
O DNIT mantém o compromisso de concluir a duplicação com qualidade, garantindo que a BR-116 atenda às demandas atuais e futuras do estado e do país.
