Bairro Anchieta recebe nova ciclovia e mais segurança na circulação

191
Ciclovia Anchieta
Foto: Anselmo Cunha/Prefeitura de Porto Alegre
Publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação informou a finalização de mais um trecho de infraestrutura cicloviária para os usuários da mobilidade ativa na capital gaúcha.

O percurso de 2.460 metros, na Avenida Fernando Ferrari, no bairro Anchieta, foi demarcado a partir da Avenida dos Estados com uma ciclovia unidirecional em cada lado da via, nos dois sentidos, até a Rua Vítor Valpírio, seguida por um trecho bidirecional até a Rua Fecomércio.

A entrega, que resulta em 9.260 metros de infraestrutura cicloviária implantados somente em 2020, totaliza 58,8 quilômetros implementados na capital gaúcha.

Publicidade

“Este investimento vai ao encontro de uma tendência mundial de incentivo à mobilidade ativa como uma das principais estratégias do urbanismo para oferecer um distanciamento físico seguro e a prática de atividade física durante a pandemia”, destaca o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Marcelo Hansen.

Os 14,9 quilômetros realizados na atual gestão representam uma ampliação de 33% no espaço reservado para quem utiliza a bicicleta para se locomover ou se exercitar.

A região, com grande volume de tráfego de veículos pesados para o atendimento da Ceasa, também recebeu investimentos para uma melhor circulação de veículos e atenção especial aos usuários do transporte público.

Além de novos pontos de parada de ônibus, o projeto contempla a instalação de nova rede de comunicação semafórica dedicada aos seis cruzamentos do trecho, com início de operação nesta terça-feira, dia 22 de dezembro de 2020.

Para garantir mais segurança a todos os usuários, houve a inclusão de acessibilidade nas esquinas e nos pontos de parada. A sinalização viária foi redesenhada e as travessias de pedestres revitalizadas, a fim de reduzir a acidentalidade na região.

A implantação é uma contrapartida da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul, como obrigação legal pela expansão do complexo da entidade como polo gerador de tráfego, na mesma região.

A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da capital gaúcha.

Trechos de ciclovia implantados em 2020:

  • 2460 metros: Avenida Fernando Ferrari
  • 1400 metros: Avenida Plínio Brasil Milano – Rua 24 de Outubro
  • 1000 metros: Rua Siqueira Campos
  • 700 metros: Avenida Mauá
  • 200 metros: Avenida Getúlio Vargas
  • 1700 metros: Avenida Ipiranga (Avenida Salvador França até a Avenida Coronel Lucas de Oliveira)
  • 1300 metros: Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto
  • 500 metros: Rua Engenheiro Luiz Englert e Avenida Paulo Gama

Total: 9.260 metros

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui