Terceira etapa das obras do corredor da Avenida João Pessoa é iniciada

15
Obras Avenida João Pessoa
Os ônibus da Avenida João Pessoa (sentido Centro) serão desviados do corredor exclusivo central para a faixa da direita (Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre)
Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro de 2020, mais uma etapa da pavimentação do corredor da Avenida João Pessoa. O trecho iniciado é o da Estação da Praça Piratini, terceiro dos quatro previstos no cronograma de execução das obras que ocorrerá nos 2,2 quilômetros do corredor e já tem 46% dos serviços concluídos. Ao todo, serão investidos R$ 4.168.439,03.

“As obras do corredor são extremamente importantes para o bom andamento do trânsito da capital e soma-se aos muitos investimentos que temos feito nesse sentido. Enfrentamos uma série de dificuldades para solucionar os impasses e viabilizar a licitação para conclusão desta obra, que agora em plena execução deve estar concluída até maio de 2021”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Os serviços de execução dos 50% remanescentes da pavimentação do corredor da Avenida João Pessoa foram iniciados em maio de 2020.

Publicidade
Obras ocorrerão nos 2,2 quilômetros do corredor e já tem 46% dos serviços concluídos (Foto: Alex Rocha/Prefeitura de Porto Alegre)

O novo trecho iniciado têm 250 metros que vão da Rua Sebastião Leão até a Praça Piratini. “Neste trecho, assim como nos demais, será executada a fresagem do pavimento de asfalto, terraplenagem, execução das placas de concreto, drenagem, sinalização e colocação de gradis. A expectativa é que dentro de 90 dias, mais esta etapa esteja concluída”, afirma o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.

Além do trecho da Praça Piratini, estão em execução os serviços finais de pintura e sinalização do primeiro trecho, junto à Estação Vavá, e a execução dos passeios, instalação de barreiras de concretos e de meios-fios, no trecho da Estação Jornal do Comércio, 90% já executado.

Seguindo o cronograma, estima-se que até a segunda quinzena de janeiro de 2021 se inicie os serviços do quarto e último trecho, junto ao Palácio da Polícia.

Histórico

As obras começaram em setembro de 2012, com previsão inicial de término para setembro de 2013. Foi paralisada em junho de 2014, com apenas 50% dos serviços. Em 2015, o consórcio de empresas responsável até chegou a corrigir parte do pavimento que apresentou defeito.

No entanto, em maio de 2016, a Prefeitura de Porto Alegre cancelou o contrato devido a dificuldades financeiras da contratada, que passava por recuperação judicial e não cumpriu com a atualização de documentos exigida.

Uma nova licitação foi lançada em setembro de 2019. Em janeiro deste ano, foi conhecido o resultado. Após atendimento das recomendações do Tribunal de Contas do Estado, o contrato foi assinado e, com a entrega da documentação, a ordem de início foi firmada dada pela Prefeitura de Porto Alegre.

Trânsito

Em razão dos trabalhos realizados no local, os ônibus da Avenida João Pessoa (sentido Centro) serão desviados do corredor exclusivo central para a Avenida João Pessoa, faixa da direita. Um ponto de embarque e desembarque na Praça Piratini vai atender os passageiros.

Com a evolução das obras, haverá também o bloqueio da estação da Avenida Azenha junto ao Shopping João Pessoa, onde os ônibus serão desviados do Corredor Exclusivo Central da Avenida Azenha (sentido Bairro) e usarão a faixa exclusiva à direita, com atendimento aos passageiros no paradão do Centro Comercial.

Estes ônibus retornarão ao Corredor Exclusivo já na próxima estação após a Avenida Ipiranga. Agentes de trânsito monitoram a operação para maior segurança e prevenção de acidentes.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui