Aumentam em 65% os acidentes de bicicleta em Porto Alegre

Entre os meses de janeiro e junho de 2021 aconteceram 132 sinistros na cidade, um número 65% maior que em 2020. O número de feridos também cresceu esse ano

181
Foto: Divulgação
Publicidade

Forma sustentável de deslocamento, como também sinônimo de uma vida menos sedentária e com mais qualidade, as bicicletas cada vez mais conquistam os moradores de Porto Alegre. A Tembici, empresa operadora do sistema Bike Poa, registrou um crescimento de 164% no número de viagens entre janeiro de 2021 e abril de 2020 – início da pandemia.

Apontada por especialistas como a melhor maneira de deslocamento para evitar aglomerações no transporte público, o aumento do interesse dos porto-alegrenses pelas magrelas fez com que crescesse também o número de acidentes envolvendo esse tipo de veículo.

“E, com mais bicicletas nas ruas e uma infraestrutura em crescimento para recebê-las, infelizmente a tendência é de vermos um aumento no número de sinistros envolvendo bicicletas e pedestres”, explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.

Publicidade

Dados atualizados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e obtidos com exclusividade pela Kakau – plataforma digital de seguros por assinatura – mostram que entre janeiro e junho de 2021 foram registrados 132 sinistros envolvendo ciclistas. O número é 65% maior que em 2020, quando houveram 91 acidentes.

Apesar do crescimento de 62% no número de feridos em sinistros (138 em 2021 contra 86 em 2020), o número de óbitos diminuiu. Foram 2 em 2020, contra 1 em 2021.

Todo cuidado é pouco

Existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bicicletas contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

E é preciso prudência para pedalar em estradas, ruas, parques ou ciclovias. O número de ciclovias têm crescido em Porto Alegre: hoje são quase 60 quilômetros, mas ainda falta muito para atingir os 495 quilômetros de faixas exclusivas previstos pelo Plano Diretor Cicloviário de 2009.

“Por isso mesmo é necessário pensar na necessidade de contratação de um seguro para bicicletas tanto tradicionais quanto elétricas”, conta Henrique Volpi.

Pensando na segurança, Volpi enumera 7 dicas essenciais para evitar acidentes ao andar de bicicleta:

  1. A bicicleta precisa ter o tamanho adequado: escolher uma bicicleta muito pequena ou grande limita a capacidade de manobrar e controlar o veículo corretamente.
  2. Cuidado com os freios: antes de começar o percurso, cheque se os freios estão em boas condições. Para verificar, gire as rodas com a mão e pressione o freio.
  3. Não deixe de usar faróis: os faróis não são benéficos apenas para os veículos de maior porte. Usá-los ajudará a ver e ser visto, seja de dia ou de noite.
  4. Não se esqueça do capacete: utilizar um capacete minimiza as chances de ter uma lesão na cabeça caso você venha a se envolver em um acidente de bicicleta.
  5. Deixe os fones de ouvido na bolsa ou mochila: É impossível negar os benefícios da música, porém esse tipo de som é capaz de distrair a atenção e abafar buzinas de carros e pessoas gritando, por exemplo.
  6. Mantenha as duas mãos no guidão: manter as duas mãos no guidão ao guiar é sempre recomendado e pode reduzir muito o risco de um acidente.
  7. Não ande muito rápido: andar a velocidades excessivas só colocará você e as pessoas ao seu redor em perigo.

Conheça aqui mais detalhes sobre o Kakau Mobi.

Sobre a Kakau Seguros

A Kakau é uma plataforma digital de seguros liga e desliga. Primeira InsurTech brasileira 100% digital, a plataforma oferece acesso fácil e rápido para que o usuário ou assinante consiga contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar uma assistência 24 horas. Com o sistema de assinatura, o assinante Kakau pode pausar a sua apólice a qualquer momento. A plataforma de seguros inova também ao fazer o uso de tecnologias, como “Machine Learning”, “NLP” e Ciência de dados.

A Kakau Seguros oferece o Kakau Mobi proteção por assinatura de bicicletas, com a proposta de expansão para coberturas que envolvem o tema Micromobilidade; Kakau Protege, seguro para smartphones e tablets, proteção que propõem coberturas no presente e futuro para novos gadgets, integrando assim a tese de conceito de similaridade digital em seguros.

Os produtos da Kakau trazem diferenciais como: proteção dos dados e inclui aparelhos novos e usados, para todos os sistemas operacionais como Android e iOS; e no Kakau Mobi, cobertura do bem para viagem internacional e assistências diversas que beneficiam o usuário em caso de acidentes.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui